top of page
Âncora 1

BIBLIOTASCA

Contexto da Ação

A pandemia deixou toda a comunidade educativa apreensiva e de sobrolho carregado. 

Para “animar a malta” e apresentar de forma divertida e irreverente os livros novos, entretanto comprados com a verba do PNL alocada aos projetos À La Carte e 10 Minutos a Ler, a Biblioteca da ES/3 transformou um dos seus espaços num restaurante popular, pondo louça de barro e toalhas garridas nas mesas.

Para operacionalizar o role play, conceberam-se dois menus, um para os alunos dos 7.º/8.ºanos e o outro para os mais velhos, em que, a par dos pratos do dia (folhetos contendo os excertos dos livros exibidos no parapeito das janelas), os consumidores/leitores podiam ainda saborear duas espécies de petiscos (poemas), quatro tipos de bebidas (textos e poemas alusivos à água, ao vinho, à sangria – com excertos muito “sangrentos”, e à cerveja - denominada “SerVeja”) e uma sobremesa, que constou de um bolinho com uma sina dentro, embrulhada em papel vegetal (havia 90 sinas diferentes).

A “clientela” podia pedir tudo o que lhe despertasse curiosidade!
A decoração do espaço contou ainda com literatura de cordel (anedotas e fotonovelas antigas penduradas em cordas, de parede a parede), uma mesa de take away à porta da biblioteca (para se levar para casa), e um padlet para a crítica “gastronómica” e literária.
A BiblioTasca decorreu em tempo letivo, em sessões de 50 minutos, e desde o início foi um acontecimento, com um corrupio de professores a “reservarem mesa” para as suas turmas (20 sessões), no que foram secundados por 5 grupos de docentes, assistentes operacionais e técnicos administrativos da escola.
Durante as “refeições”, a alegria imperou: os “comensais”, após “provarem” as iguarias, ofereceram-se para ler em voz alta, individualmente, em pares, em leitura dialogada, em coro e até com fundo musical do telemóvel a acompanhar! 
Para abrilhantar a BiblioTasca, houve happenings em 6 sessões – a encenação de “Liberdade”, de Fernando Pessoa, pela professora Ana Paula Parreira (fantasiada de ébria); e a narração de contos por Sofia Souto Moniz (vestida de contadora de outras eras).
A atividade teve tal sucesso que durou 5 semanas em vez dos 15 dias previstos, tendo sido alargada às turmas do 6.ºano da outra escola, incorporando a ação “Jantar & Cinema”.
Todos os  livros que estiveram na sua génese foram, em seguida, repetidamente requisitados.

 

Ficha da Atividade

Data: maio e junho de 2021.

Local: Biblioteca Escolar da ES/3 Dr.ª Maria Cândida. 

Dinamizadores: Maria do Rosário Figueiredo (pb), Ana Paula Parreira, Clube do Palavreado, Guida Alegrio, Júlia Pacheco, Lurdes Costa e Sofia Souto Moniz.

Colaboradores: Carlos Caramujo, Clara Gomes, Custódia Dias e Fátima Simãozinho.

Intervenientes: 25 turmas (todas as turmas de 6.º, 7.º, 8.º, 9.º, 10.º e 11.º ano + ensino profissional), num total de 584 alunos; 32 professores; 28 assistentes operacionais e técnicos administrativos; 2 entidades externas.

Enquadramento AcBE: Atividade desenvolvida em articulação com os professores de todos os departamentos, na Área A (Literacia da Leitura).

Atitudes/ Valores AcBE: todos os indicadores.

 

Materiais :

Diário da BiblioTasca disponível AQUI. 

BiblioTasca_crítica gastronómica 

 

 

 

Menu para os 7.º e 8.ºanos

 

 

 

Folhetos A6 para os 7.º e 8.ºanos (clicar para abrir)

 

 

 

 

 

 

Menu para o 9.ºano e ensino secundário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Folhetos A6 para os 9.ºano e ensino secundário /profissional (clicar para abrir)

 

 

 

Folhetos de bebidas e petiscos (clicar para abrir)

 

Menu 9.º e 10.ºanos.jpg
Menu 7.º e 8.ºanos.jpg
bottom of page