top of page
Âncora 1
Alex Lima - blogue.jpg

Contexto da Ação

 

Numa organização das Bibliotecas Escolares de Mira e do Centro de Formação dos AE Beira-mar teve lugar, no dia 12 de maio, na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida, a Ação de Formação de Curta Duração “Brinquedo e Brincadeiras da Cultura Popular”, dinamizada por Alexander Lima.
A iniciar a sessão, Alexander fez um pequeno enquadramento teórico, em que apresentou o conceito de brinquedo e descreveu o potencial de desenvolvimento holístico inerente à brincadeira.
Seguidamente, propôs algumas práticas lúdicas do repertório popular brasileiro e português, em que o corpo dos vinte formandos se transformou em brinquedo, verbalizando sons, fazendo gestos, correndo, saltando e dançando.
Alex ensinou ainda os participantes a construir o “Barangandão Arco-íris”, com utensílios recicláveis, corda, jornal velho e tiras de papel. 
Depois dos brinquedos prontos, os felizes proprietários fizeram-nos rodopiar, numa explosão de cor!

Ficha da Atividade

Data:  12 maio de 2021.

Local: presencial na Biblioteca da ES/3 Dr.ªMaria Cândida

Dinamizadores:  Alexander Lima e Maria do Rosário Figueiredo.

Articulação curricular: áreas transversais ao currículo de todas as disciplinas.

Colaborador: Teotónio Cavaco (CFAE Beira-mar).

Intervenientes: 19 formandos  ( professores de todos os grupos de recrutamento e assistentes operacionais) .

Sofia Souto Moniz - blogue.jpg

Contexto da Ação

Com o objetivo de desenvolver competências individuais relacionadas com a narração oral decorreu no dia 14 de abri, na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida, a Ação de Formação de Curta Duração “O Contador de Histórias”, dinamizada por Sofia Souto Moniz, com a participação do músico Alexander Lima.
No seu decurso, Sofia explicou detalhadamente como uma boa história vive da voz do contador e da sua arte em interpretá-la com o corpo, os olhares, os silêncios e, quiçá, alguns adereços! Alexander exemplificou, em seguida, algumas práticas de “aquecimento” da voz.
Depois deste preâmbulo, os formandos entraram em cena: Sofia convidou os elementos do público a prepararem um pequeno texto e a apresentarem-no sob o seu olhar atento, o que fizeram com muito sucesso!
Já a tarde ia alta, quando terminou a ação de formação! Tanto se tinha aprendido! 
Foi um tempo muito bem passado!

Ficha da Atividade

Data: 14 de abril de 2021.

Local: presencial, na Biblioteca da ES/3 Dr.ª Maria Cândida.

Dinamizadores: Sofia Souto Moniz, Alex Lima e Maria do Rosário Figueiredo (pb).

Articulação curricular: áreas transversais ao currículo de todas as disciplinas.

Colaborador: Teotónio Cavaco (CFAE Beira-mar).

Intervenientes: 16 formandos (professores de todos os grupos de recrutamento, assistentes operacionais e 2 funcionárias ligadas às bibliotecas escolares).

Raquel Patriarca, Escrever como abraçar.

Contexto da Ação

 

Organizada pelas Bibliotecas Escolares de Mira e do Centro de Formação dos AE Beira-mar, decorreu online, nos dias 6, 13 e 20 de janeiro de 2021, a Ação de Formação de Curta Duração, “Escrever como Abraçar”, orientada por Raquel Patriarca.

Organizada no âmbito do nosso projeto À La Carte, a ação reuniu muitos docentes do AEMira , do AE de Figueira da Foz e do AE Dr. Mário Fonseca, de Lousada. 

No decurso das seis horas formativas, Raquel Patriarca deu inúmeras pistas aos “aprendizes” de escrita criativa e incentivou-os a pôr em prática o aprendido, com três “trabalhos de casa” amplamente participados!

Dado o sucesso alcançado, ficou combinado realizar, num futuro próximo, o módulo II da formação.

Ficha da Atividade

Data:  6, 13 e 20 de janeiro de 2021.

Local: online.

Dinamizadores:  Raquel Patriarca.

Articulação curricular: áreas transversais ao currículo de todas as disciplinas.

Colaborador: Teotónio Cavaco (CFAE Beira-mar).

Intervenientes: 23 formandos de todos os grupos de recrutamento e 1 funcionária ligada às bibliotecas escolares.

Sessão 1.jpg
José Pinto Gouveia - blogue.jpg

Contexto da Ação

Numa parceria das Bibliotecas Escolares com a coordenação da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, decorreu através da plataforma Zoom, no dia 19 de novembro, o webinar “As armadilhas da mente em tempos de pandemia: como o mindfulness nos pode ajudar”, dinamizado por José Pinto Gouveia.

De uma maneira muito simples e cativante, o Professor explicou às três dezenas de participantes (docentes, alunos, técnicos do AEM, pais, psicólogos,…) os processos neurais envolvidos na ansiedade e no medo, os quais crescem e nos dominam, se os alimentarmos.

Para contrariar esse circuito de pensamento negativo, esclareceu como o mindfulness pode ajudar e até ser implementado na sala de aula, sem grandes aparatos, bastando, para o efeito, o enfoque no presente, a atenção ao corpo e a tudo o que é positivo dentro e fora de nós.

A ação formativa, que foi gravada, pôde ser revista durante uma semana no Youtube.

Ficha da Atividade

Data:  19 novembro de 2020.

Local: online.

Dinamizadores: José Pinto Gouveia

Articulação curricular: disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Intervenientes: 33 participantes (alunos, professores, funcionários, psicólogos, e pais/encarregados de educação).

Paulo Condessa - banner inicial.jpg

Contexto da Ação

Com o objetivo de desenvolver competências individuais relacionadas com a palavra dita a partir da poesia, decorreu em streaming a ação formativa “Poesia Dita”, nos dias 14, 21 e 28 de outubro de 2020.

No decurso da sua intervenção, o formador, Paulo Condessa - escritor e diseur de poesia, abordou algumas estratégias que utiliza para preparar a declamação de poemas em voz alta e exibiu alguns exemplos práticos.

As sessões, que foram acompanhadas online por um número significativo de formandos (docentes e outros interlocutores com responsabilidades em bibliotecas), foram posteriormente disponibilizadas no Youtube em formato gravado, onde alcançaram muitas dezenas de visualizações.

Quem quiser rever qualquer uma das sessões pode clicar nas seguintes ligações: 

1.ª sessão | Dia 14 de outubro

2.ª sessão | Dia 21 de outubro

3.ª sessão | Dia 28 de outubro

Esta Ação de Formação de Curta Duração, organizada pelas Bibliotecas Escolares do AEMira, foi possível graças ao financiamento do Projeto À La Carte pelo Plano Nacional de Leitura.

Ficha da Atividade

Data: 14, 21 e 28 de outubro de 2020..

Local: online.

Dinamizadores: Paulo Condessa e Maria do Rosário Figueiredo (pb).

Articulação curricular: áreas transversais ao currículo de todas as disciplinas.

Colaborador: Teotónio Cavaco (CFAE Beira-mar).

Intervenientes: 30 formandos de todos os grupos de recrutamento e 1 funcionária ligada às bibliotecas escolares.

bottom of page